Colaboradores

Caio Graco Machado

Caio Graco Machado possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Ornitologia nas gestões 2003/2005 e 2005/2007, sendo membro de seu Conselho Deliberativo na gestão 2008-2012. É Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde faz parte dos Programas de Pós-graduação em Botânica e em Zoologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Aves, atuando principalmente nos seguintes temas: beija-flores e seus recursos florais, inventariado de avifauna, comportamento de forrageio e bandos mistos de aves. Apesar de ter desenvolvido vários trabalhos na Mata Atlântica, tem voltado seu interesse para a região do Semi-árido, sobretudo a Chapada Diamantina, BA, e seus diversos ambientes, como campos rupestres, cerrados e caatingas. É colaborador do INEP/MEC, sendo avaliador institucional de ensino superior desde 2005 e avaliador de cursos de graduação desde 2007. Curador da coleção da Divisão de Aves do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, atualmente é editor da área de Ecologia da Revista Brasileira de Ornitologia e membro do Grupo Executor do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Caatinga.

Perfil no Mendeley

Currículo Lattes

Marco Aurelio Pizo Ferreira

Possui graduação em Ciências Biológicas (1991), mestrado (1994) e doutorado em Ecologia (1998) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre 1999 e 2000 realizou seu pós-doutorado no Departamento de Botânica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro – SP onde atuou como professor visitante até 2004. Entre 2005 e 2009 foi professor Adjunto II e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Biologia (área de Diversidade e Manejo da Vida Silvestre) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo – RS. Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Zoologia da UNESP em Rio Claro. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em (i) interação animal-planta envolvendo frugivoria, dispersão e predação de sementes e (ii) ecologia e comportamento de aves.

Currículo Lattes

Mauro Galetti Rodrigues

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNICAMP (1990), mestrado em Ecologia pela UNICAMP (1992) e doutorado em Biological Sciences – University of Cambridge, Inglaterra (1996) onde foi premiado pela WWF como melhor tese na área de Natureza e Sociedade. Tem pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra (1997), Estación Biologica de Doñana, Espanha (2007) e Stanford University, EUA (2007-09). A 12 anos é professor adjunto (livre docente, MS-5) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho onde leciona a disciplina "Ecologia de Campo". Atua na pós-graduação da UNESP (Zoologia). É editor da América Latina da Biological Conservation. É bolsista pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, assessor científico de diversas revistas e orgãos de fomento. Tem publicado em diversas áreas da Biologia da Conservação, incluindo temas aplicados como impacto das mudanças de legislação florestal na diversidade de mamíferos e importância de grandes vertebrados frugívoros na manutenção de ecossistemas naturais.

Currículo Lattes

Renata Santoro de Sousa Lima Mobley

Possui graduação em Ciências Biológicas/Zoologia (1/1993) e em Ciências Biológicas/Licenciatura (2/1993) e mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Obteve título de Ph.D. em Zoologia (Comportamento Animal) pela Cornell University (EUA) em 2007 onde recebeu o Prêmio Inovação Tecnológica do Programa Canon de Ciência em Parques Nacionais. Atualmente é Professora Adjunta em Comportamento Animal no Departamento de Fisiologia da UFRN e orientadora no PPG em Psicobiologia. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Comportamento e Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto ambiental, bioacústica, ecologia comportamental e de paisagens acústicas.

Currículo Lattes